Concorrendo com mais de 2 mil inscritos,
‘Bonde da Gambiarra’ está entre os 60 semifinalistas
Realização da Rede Globo/Fundação Roberto Marinho, a terceira edição do ‘Prêmio LED – Movimento Luz na Educação’ iniciou, no último dia 6 de novembro, sua fase de entrevistas e auditorias visando definir seus 15 finalistas para a versão de 2024.
No anúncio oficial dos 60 classificados à próxima etapa, foi confirmada a classificação da friburguense Ilana Santos Guilland, com a iniciativa ‘Bonde da Gambiarra’, que promove ações educativas de artes, tecnologias e ciências em espaços educativos da favela da Rocinha, a partir da Escola Municipal Luiz Paulo Horta e outras unidades daquela comunidade carioca.
Com o propósito de mapear, reconhecer e celebrar as práticas inovadoras que potencializam o futuro da educação no Brasil, o Prêmio é uma chamada aberta a todas as pessoas que estão mudando a educação no País, nas categorias: Educadores inovadores; Estudantes inovadores; Empreendedores e organizações inovadoras.
Participam iniciativas relacionadas a um dos quatro eixos (Educação Básica: Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação profissional ou técnica; Educação não-formal; Ensino Superior com foco na formação de professores).
Representando as diversas soluções que fomentam a inovação na educação brasileira, serão selecionadas duas iniciativas por categoria, totalizando seis vencedoras.
Na próxima fase, serão realizadas entrevistas, agendadas para este mês de novembro. Ao final, seis iniciativas – duas por categoria – receberão um aporte financeiro e terão suas histórias contadas num programa da TV Globo.
Os 15 finalistas serão conhecidos mês que vem, quando restará a batalha final diante do júri para escolha dos seis vencedores e a premiação acontecerá no programa da TV Globo, em abril de 2024.
Foto: Ilana Santos Guilan nas atividades junto as crianças do projeto/ Divulgação