A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, tem em sua estrutura o programa Cidade Inteligente, que realiza o monitoramento por câmeras da cidade.
Diversos órgãos municipais e estaduais utilizam as imagens gravadas pelo programa para a solução de casos.
Segundo a prefeitura, esta semana a Polícia Civil, ao utilizar as imagens, teve êxito em efetuar a prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável.
Segundo a coordenadoria, é um programa de apoio e atende outros órgãos mediante solicitação por ofício.
Um levantamento do que foi requisitado é feito através das imagens gravadas e são liberadas aos requisitantes, o que os auxilia nas medidas a serem tomadas.
No caso da prisão do acusado de estupro de vulnerável a solicitação foi feita ao Cidade Inteligente, o levantamento das imagens foi feito e repassado à Polícia Civil, prestando auxílio para que fosse encontrada a pessoa procurada.
Além da Polícia Civil, também contam com apoio do Cidade Inteligente a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, secretarias municipais de Ordem e Mobilidade Urbana e de Defesa Civil, Marinha do Brasil, entre outros órgãos.
Atualmente o programa conta com 256 câmeras espalhadas pela cidade.
Em 2015 passaram a ser integradas ao Cidade Inteligente câmeras de empresas e particulares focadas em vias públicas contribuindo na tomada de respostas as ações dos órgãos competentes.
Segundo o município, não há custo para essa adesão.
O único requisito é que as câmeras estejam focadas nas vias públicas.
Foto: https://grupoproseg.com/equipamentos-do-sistema-cftv/