A segurança é prioridade, porém a preservação do patrimônio cultural e histórico de Nova Friburgo também.
Por anos, o Centro de Turismo, localizado no coração de Nova Friburgo junto ao chafariz da praça, foi um ponto de informação para visitantes e residentes, desempenhando um papel crucial no acolhimento do turista.
O Na Boca da Galera informou, recentemente, quando o Centro de Turismo passou a funcionar em um espaço anexo à Praça das Colônias, no Suspiro. Agora, o espaço poderá será convertido em uma base ao Programa de Segurança Pública.
O Segurança Presente é um modelo de atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de promover segurança pública.
Porém, a parceria e projeto divide opiniões de entidades, instituições e a população.
Nesta quarta feira, 21, através da Assessoria de Imprensa, o presidente da CDL e do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende, se manifestou contrariamente à transformação do imóvel que abrigou durante anos o Centro de Turismo em base para o Programa Segurança Presente, do Governo do Estado, conforme divulgado na imprensa da última quarta, 21.
Na opinião dele, a medida desvirtua o objetivo da construção, criada para servir de ponto de referência e atendimento a turistas, além de não se encaixar na concepção histórica e urbanística da Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Braulio Rezende esclarece, no entanto, que sua posição neste assunto específico não significa, que ele não apoie iniciativas que contribuam para aumentar a segurança pública em Nova Friburgo.
Em contato com o Município, questionamos: – Sabemos que o projeto é oriundo do Estado, mas por ser parceria com o Município, por qual motivo o Município aprovou, aceitou, fechou a parceria da Segurança Presente na Praça Dermeval Barbosa Moreira?
Ainda ressaltamos, que poderia ser instalado em lugares mais afastados e que precisam também de intensificação policial, como, por exemplo, na Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro Paulino. Qual motivo da parceria por parte do Município? –
Através da Subsecretaria de Comunicação, obtivemos a resposta de que: “O imóvel onde ficava o Centro de Turismo não vai ser demolido, mas, por ora, a Prefeitura vai está informando apenas isso: parceria entre o município e o governo do estado e no momento adequado vamos divulgar todos os detalhes sobre o projeto” .
Com isso, intensificamos o entendimento de que não vai ser demolido, porém o reforçamos o questionamento e ainda na resposta, tivemos a resposta de que: ” O espaço não vai ser demolido. É fake a info que será demolido”.
Programa do Estado do Rio de Janeiro
Em janeiro de 2024, a Operação Segurança Presente completou 10 anos de atuação.
Foi criada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2014, sendo planejada e executada pela Secretaria de Estado de Governo para atender o cidadão fluminense.
Foto: Por Vitor L.P De Andrade – https://www.flickr.com/photos/vitorperrut/53013790196/, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=133805408