O Município de Nova Friburgo anunciou uma licitação para a realização das obras de revitalização da Praça Getúlio Vargas, no Centro.
A concorrência está marcada para o dia 4 de outubro e a estimativa é de que sejam investidos aproximadamente R$ 7,5 milhões na recuperação da praça tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O projeto foi desenvolvido pela Fundação Dom João VI e submetido ao instituto para garantir a preservação do tombamento e paisagismo original da praça.
A execução das intervenções atende ao compromisso firmado entre o Ministério Público Federal e a Prefeitura por meio do TAC nº 02/2015 e do Termo Aditivo nº 06, visando à implementação das Diretrizes Paisagísticas para a Praça Getúlio Vargas.
Entre as obras estão a substituição do piso por um modelo mais resistente, a instalação de piso tátil e rampas de acessibilidade, a delimitação dos canteiros ajardinados, a instalação de 184 bancos e 106 cestos de lixo adequados, além de 56 postes de iluminação no estilo colonial.
Considerada o centro geodésico e o coração do estado do Rio, a Praça Getúlio Vargas também receberá manutenção em seus monumentos históricos, no coreto e no chafariz, que será equipado com uma fonte luminosa digital e rodeado por um novo canteiro.
A feira de artesanato, que acontece no local há mais de 30 anos, será padronizada com a instalação de 80 barracas que estarão em harmonia com o projeto.
Além disso, estão previstos abrigo para taxistas e para a estátua de São Cristóvão, padroeiro dos profissionais.
O parquinho infantil também será revitalizado, postes de iluminação e nivelamento do terreno para garantir acessibilidade.
A Praça Getúlio Vargas, junto com todo o seu conjunto arquitetônico, foi tombada pelo Iphan em 1972.
Foto: Divulgação