Agetransp e PM fazem parceria para aumentar segurança nos serviços de transportes

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Print

Gostou deste conteúdo? Compartilhe ...

Mais de 500 câmeras de Supervia, Metrô Rio, CCR Barcas, Rota 116 e CCR Via Lagos serão incorporadas ao programa 190 Integrado da Polícia Militar

Em reunião realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, nessa quinta-feira (31), a Agetransp (Agência Reguladora dos Transportes Concedidos do Estado do Rio) fechou uma parceria com a Polícia Militar e com as concessionárias de transportes e rodovias reguladas para dar mais segurança aos usuários desses serviços. A proposta é que os sistemas de trens, barcas, metrô, a RJ-116 e a RJ-124 façam parte do programa 190 Integrado, da Polícia Militar. A previsão é que todas as imagens dos circuitos das mais de 500 câmeras destas concessões de serviços públicos sejam disponibilizadas para monitoramento.

O objetivo é melhorar as condições de segurança, principalmente nos sistemas de transportes de passageiros de alta capacidade. Além do acesso às imagens, será elaborado um mecanismo de aviso imediato, que dará maior agilidade ao atendimento de ocorrências criminais nas áreas de atuação de Supervia, Metrô Rio, CCR Barcas, Rota 116 e CCR Via Lagos.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, afirmou que a Polícia Militar tem buscado novas formas de aperfeiçoar a sua atuação e essa integração será importante para dar mais segurança aos sistemas de transporte.

A Câmara de Transportes e Rodovias (Catra) da Agetransp, que já é responsável pelo Centro de Monitoramento de Concessionárias (CMC), dentro do CICC, vai conduzir as tratativas necessárias para que as câmeras das concessionárias reguladas façam parte do programa 190 Integrado.

Participaram da reunião também os conselheiros Charlles Batista e Vicente Loureiro; o subsecretário de Estado de Comando e Controle, Rodrigo Laviola; o assessor especial do Governo do Estado, Fernando Hackme; os presidentes e representantes das concessionárias reguladas e equipe técnica de segurança e TI; o coordenador de monitoramento da ANTT/RJ (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Alexandre Vargas; Eduardo Guimarães, do Gabinete de Segurança Institucional do Estado, entre outros.

Foto: Divulgação/Agestransp