Neste mês de outubro de 2023, o banco de profissionais mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, completa 17 anos.
O banco recebe currículos de candidatos em busca de colocação no mercado de trabalho e indicação de empresas que abrem vagas.
Os serviços são inteiramente gratuitos.
De acordo com Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio, o diferencial do projeto reside na pré-seleção realizada por formandos do curso de Psicologia antes de encaminhar os candidatos às empresas.
Braulio acha que o procedimento contribui para acerto nas admissões e reduz desgastes desnecessários para os dois lados.
No momento, dez alunos atendem no banco, sob coordenação do professor e psicólogo Felipe Lemos Josué, que se reúne semanalmente com o grupo para práticas de capacitação.
O professor ressalta a importância do filtro efetuado pelo banco para definir compatibilidade entre as características dos cargos e dos profissionais.
Os candidatos não selecionados seguem no banco de profissionais para disputarem outras vagas.
O banco funciona na sede da CDL e do Sincomércio, à Rua Fernando Bizzotto 39 – Centro, de segunda a sexta-feira em horário comercial e, nos sábados, na parte da manhã.
Foto: CDL/Sincomércio/Divulgação