Estado do Rio registra quatro mortes por dengue, Friburgo segue monitorada

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Print

Gostou deste conteúdo? Compartilhe ...

O Governo do Estado confirmou na quarta, 14, que a dengue já fez quatro vítimas fatais em território fluminense.

Só na capital foram dois óbitos, um em Mangaratiba, na região da Costa Verde, e um em Itatiaia, no Sul do estado.

Segundo Painel Monitora, da Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ), de janeiro até esta terça, 13, o Estado do Rio registrou 39.311 casos prováveis de dengue.

No ano passado, o Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) contabilizou 51.479 registros prováveis da doença, com 32 mortes.

Na última semana a Prefeitura de Nova Friburgo criou o Comitê Municipal de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, para articular ações que envolvam toda cidade no controle do mosquito transmissor da doença.

O comitê é presidido pelo secretário municipal de Saúde, Gabriel Wenderroschy, e formado por representantes das secretarias de Saúde (e Subsecretaria de Vigilância em Saúde), Gabinete, Governo, Defesa Civil, Serviços Públicos e Obras.

O comitê foi dividido em três níveis: nível 1: ações de rotina, distribuição de materiais informativos ao combate à dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

No nível 2, estão previstas ações de resposta, como a realização de eventos em bairros como o “Dia D de Combate ao Aedes aegypti”.

Já no nível 3: atuação estratégica e emergencial em locais com índices de infestação do vetor Aedes aegypti.

Foi solicitado pela redação o balanço de casos e possíveis mortes por dengue na cidade.

Até o fechamento desta matéria a assessoria de comunicação informou que o pedido foi feito e, assim que liberem repassarão a imprensa.

Foto: https://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/dengue/