Estado registra mortes e Friburgo intensifica fiscalização contra dengue

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Print

Gostou deste conteúdo? Compartilhe ...

O Governo do Estado confirmou na quarta, 14, que a dengue já fez quatro vítimas fatais em território fluminense.

Só na capital foram dois óbitos, um em Mangaratiba, na região da Costa Verde, e um em Itatiaia, no Sul.

Segundo Painel Monitora, da Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ), de janeiro até esta terça, 13, o Estado do Rio registrou 39.311 casos prováveis de dengue.

Nesta quinta, 15, o Comitê de Mobilização da Dengue definiu ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Durante a reunião foi definido um roteiro que vai percorrer diversos locais como pontos críticos.

A primeira localidade atendida, já na próxima quinta, 22, será o prédio do antigo Serviço de Assistência Social Evangélica (Sase), em Olaria, que é um grande criadouro em potencial do mosquito transmissor da doença.

Ainda segundo o Comitê de Mobilização da Dengue, ao longo das próximas semanas, outros bairros também serão atendidos pelos agentes de combates a endemias.

O comitê é presidido pelo secretário municipal de Saúde, Gabriel Wenderroschy, e formado por representantes das secretarias de Saúde (e Subsecretaria de Vigilância em Saúde), Gabinete, Governo, Defesa Civil, Serviços Públicos e Obras.

O comitê foi dividido em três níveis: nível 1: ações de rotina, distribuição de materiais informativos ao combate à dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

No nível 2, estão previstas ações de resposta, como a realização de eventos em bairros como o “Dia D de Combate ao Aedes aegypti”.

Já no nível 3: atuação estratégica e emergencial em locais com índices de infestação do vetor Aedes aegypti.

Foto: https://mosquito.saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/sesa-divulga-alerta-epidemiologico-contra-a-dengue-aos-profissionais-da-saude