As farmácias de todo o Brasil poderão realizar, a partir de hoje (1º), mais de 40 tipos de exames de análises clínicas, ou seja, todos aqueles que tomam como base fluidos do organismo, como sangue, urina, fezes e secreções. Dengue, hepatite e colesterol total são alguns dos testes liberados para esse tipo de estabelecimentos. Até então, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberava a realização somente de testes de Covid-19 e de glicemia nas farmácias.
Antes dessa autorização, foram realizadas audiências e consultas públicas, e, segundo a Anvisa, a mudança ocorre pela evolução tecnológica em exames. Agora, os laboratórios vão ter um prazo de 180 dias para adequação.
As farmácias terão que seguir requisitos como esses abaixo:
– Apenas profissionais treinados poderão realizar desses exames;
– É preciso utilizar uma ferramenta de controle de qualidade para checar se os kits estão funcionando adequadamente como previsto;
– Apenas testes de triagem podem ser feitos, ou seja, aqueles com sangue coletado da ponta do dedo em que um pequeno visor indica o resultado. Não são testes que confirmam o diagnóstico de doenças.
Foto: Agência Senado / Jefferson Rudy