Para 2024, estão previstos investimentos de R$ 250 milhões para a iniciativa
Governo do Estado do Rio lançou, nesta semana, o programa Limpa Rio Margens, um desdobramento do já conhecido que já percorreu 85 municípios fluminense e retirou 4,5 milhões de metros cúbicos de resíduos em mais de 630 trechos de canais, rios e córregos.
O novo projeto, que atenderá a mais de 50 municípios, prevê a reestruturação e construção de espaços públicos, localizados nas margens dos rios.
Nova Friburgo deve ser um dos municípios beneficiados com a nova ação que irá favorecer o escoamento do leito do Rio Bengalas no trecho que corta o distrito de Conselheiro Paulino.
Com investimentos de aproximadamente R$ 88 milhões, o Limpa Rio Margens vai transformar áreas degradadas em locais de convivência social coletiva, com a implantação de pistas de skate, praças, parques infantis, campos ou academias ao ar livre. A modelagem vai variar de acordo com cada região.
A meta do projeto da Secretaria estadual do Ambiente é conter o avanço da expansão urbana, contribuindo para a recuperação ambiental dos rios.
Foto: Governo do Estado do Rio/(Marcelo Regua)