De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo uma frente fria se aproxima da Região Serrana do Rio de Janeiro, trazendo previsão de chuva moderada a muito forte, com rajadas de vento forte e raios, a partir das 12h de sexta-feira, 4, até 0h de segunda-feira, dia 7 de abril.
Ainda segundo o Município, a Defesa Civil está monitorando o avanço da frente fria, e reforçou o efetivo com apoio de servidores do DRM.
Todos os membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), que inclui órgãos públicos e concessionárias, entre outros, estão de sobreaviso, assim como os demais servidores da Prefeitura de Nova Friburgo.
O monitoramento segue sendo feito de perto pela Defesa Civil, através da Sala de Monitoramento, e com as informações repassadas pelo Cemanden-RJ.
A lista de Pontos de Apoio atualizada está disponível no site da Prefeitura www.novafriburgo.rj.gov.br para quem quiser baixar e estar preparado em caso de emergência.
É importante que toda população, especialmente quem mora em área de risco, siga as orientações da Defesa Civil, via canais oficiais, para segurança.
Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é 199.
Para contato não emergencial, também existe o whatsapp: (22) 2522.8182.
Para receber os alertas da Defesa Civil via SMS no celular, com as previsões e informes, é só você enviar o CEP da sua rua para o número 40199.
Este serviço é gratuito
Após uma reunião para atualizar a previsão do tempo hoje, 03 a tarde entre Município friburguense e CEMADEM é esperado forte chuva na Região Serrana e Costa Verde.
Em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis a partir desta sexta-feira (04), segundo a Climatempo há previsão de chegada de uma frente fria que trará mudanças bruscas no tempo, com risco elevado de alagamentos, ventos fortes e queda significativa na temperatura.
Alerta para acumulados elevados
A Climatempo informa que a chuva será mais severa na parte sul da Região Serrana do Rio.
Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis podem registrar volumes de chuva entre 250mm e 350mm até domingo (06).
Como consequência há risco de enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas.
Além disso, as rajadas de vento podem atingir até 80 km/h.
O Norte do estado, incluindo Campos dos Goytacazes, São Fidélis e Macaé, também serão impactados.
Nessas áreas, o acumulado de chuva pode variar entre 150mm e 250mm.
Por outro lado, no Sudoeste do estado, as chuvas serão menos intensas, mas ainda assim expressivas, com previsão entre 100mm e 150mm.
Foto: Divulgação