– O atual cenário de apoio intergovernamental, segundo a Fitch, foi um dos fatores que influenciaram positivamente a nova avaliação estadual. Esse resultado vem premiar o trabalho responsável e comprometido que estamos realizando na gestão das finanças públicas e nos motiva a continuar nesse caminho – afirmou o governador Cláudio Castro.
As notas de classificação de risco de crédito refletem a capacidade do estado em honrar com os compromissos assumidos, servindo de referência para investidores quanto ao nível de risco envolvido em eventuais investimentos. Quanto mais elevado o resultado atribuído ao estado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do ente federativo e sua capacidade de pagamento da dívida.
– Um dos pontos destacados pela Fitch foi o efeito positivo do novo Regime de Recuperação Fiscal sobre a sustentabilidade da dívida do estado. Hoje, conseguimos pagar as parcelas da dívida com a União sem comprometer a prestação dos serviços públicos e o pagamento dos salários dos servidores – avaliou o secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Lobo.
Matéria: Governo do Estado do Rio / Categoria: Governo