Representantes de 20 prefeituras do Estado do Rio iniciam, nesta segunda-feira (24/07), a fase de capacitação do programa RJ Digital Municípios com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços estaduais já oferecidos pelo Governo do Estado. Os cursos de extensão são ferecidos pelo Proderj em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mais de 40 cidades já aderiram o projeto.
O foco da capacitação é na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de gestão pública e o primeiro tema será ‘Planejamento Estratégico em TIC’. Esta é uma parceria inédita entre Secretaria de Estado de Transformação Digital e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, lançada em junho.
As prefeituras que já aderiram ao RJ Digital Municípios vêm aumentando a eficiência dos serviços públicos, a transparência e proporciona mais qualidade no atendimento ao cidadão.
Começam a capacitação do programa os seguintes municípios: Queimados, Itaboraí, Paraíba do Sul, Vassouras, Duque de Caxias, Miracema, Volta Redonda, Macuco, Aperibé, Iguaba Grande, Rio Claro, Itaocara, Nova Friburgo, Teresópolis, Quatis, Seropédica, Três Rios, Quissamã, Miguel Pereira e São João da Barra.
Governo do Rio está entre os mais digitais do país
Na última quinta-feira, (20/07), o Rio de Janeiro recebeu pelo segundo ano consecutivo prêmios que mensuram a implantação do governo digital entre os estados brasileiros, e passou a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional, além de ser o segundo estado do país que mais avançou desde 2022. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília, durante a 4ª edição do Workshop ABEP.
O Estado saltou do 16° lugar, em 2021, para o top 10 em 2022, e agora ocupa a terceira colocação. A premiação é promovida pela ABEP-TIC, associação que reúne órgãos estaduais de tecnologia da informação e comunicação de todo país.