Tangolomango abre portas para mundo de histórias em Nova Friburgo

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Print

Gostou deste conteúdo? Compartilhe ...

Crianças e pais celebram a inauguração do espaço que resgata a magia da leitura e da contação de histórias, com acervo acessível e ambiente acolhedor

O último sábado, 10 de maio, marcou a inauguração da Tangolomango, a mais nova sala de leitura e livraria de Nova Friburgo, dedicada a despertar o interesse e amor pela leitura em crianças e jovens.

No espaço, idealizado pelo ator e contador de histórias Laerte Vargas, os pequenos leitores puderam vivenciar a essência do projeto: o livre acesso aos livros, dispostos em prateleiras ao seu alcance, e a liberdade de se aconchegarem em tapetes e almofadas para explorar as páginas.

O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, a maioria crianças ansiosas para conhecer o novo cantinho da leitura na cidade.

A professora Lidmay Laureana da Silva, que compareceu com seu filho de cinco anos, expressou sua surpresa e aprovação. “A localização do espaço traz liberdade para as crianças, que podem ficar à vontade, soltas.

Os pais ficam sem a apreensão de que saiam correndo para a rua, com perigo de serem atropelados por carros, já que fica em uma galeria. Além disso, a disposição dos livros em prateleiras baixas, com acesso facilitado das crianças, que podem interagir com os títulos é super importante para o desenvolvimento delas”, enalteceu ela

Títulos para todas as idades

O pequeno Pedro, de 1 ano e 8 meses, já demonstrava seu entusiasmo pelos livros no colo da mãe, Arieli Flor.

Para ela, a Tangolomango representa uma importante conquista para a cidade. “Tem títulos para todas as idades. Escolhemos com Pedro um livro de encaixes de meios de transporte, voltado para a idade dele. É muito importante ter um espaço como esse, voltado à literatura infantil e juvenil em Nova Friburgo”, comemorou Arieli.

A professora Georgiane da Vitória Branco acompanhou sua neta Gabriela, de 7 anos, que se mostrou fascinada com a variedade de obras. “Sou avó dessa pequena leitora, que está no segundo ano, e aprendeu a ler há pouco tempo. Eu adoro ler e participo de clubes de leitura. A Gabriela sempre me acompanha e também gosta muito. Acabei de mostrar para ela o livro sobre a história de Van Gogh, já que ela adora pintar. Também a biografia de Mandela, escrita especialmente para crianças. O espaço é muito bem organizado e acolhedor e me chamou a atenção uma estante totalmente dedicada às das nossas raízes histórias africanas e indígenas, temas que admiro demais”, destacou a professora.

A inauguração da Tangolomango também contou com a presença de personalidades da cultura e educação friburguenses, além do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, que destacou a relevância do espaço para a cidade. “É com alegria que participo da inauguração da Tangolomango — espaço de leitura e a única livraria infantil da região serrana do Rio de Janeiro e desejo muito sucesso para essa belíssima iniciativa, que certamente fará a diferença na formação de novos leitores”, exaltou o prefeito, que aproveitou a ocasião para adquirir um livro para sua filha, Sofia.

A essência Tangolomango: fomentar a leitura e resgatar a hora do conto

A Tangolomango materializa o sonho de Laerte Vargas, um contador de histórias com 30 anos de experiência, de criar um espaço que vá além de um empreendimento comercial. “Mais que um ponto comercial, a Tangolomango tem o objetivo de fomentar a leitura e resgatar a arte de contar histórias, seja em casa ou na escola, como fonte de afeto e conhecimento”, explica Laerte. O acervo, com mais de 800 títulos cuidadosamente selecionados, prioriza obras com textos de qualidade e ilustrações primorosas, visando encantar e inspirar os jovens leitores.

A diversidade de títulos abrange desde lendas brasileiras e mundiais até obras sobre inclusão, emoções e livros para a primeira infância, além de jogos educativos e histórias em quadrinhos.

Desejos Literários, Clube do Livro Cascudo e a magia da contação de histórias

Além da variedade de títulos, a Tangolomango tem vários diferenciais, como os Desejos Literários. As crianças aniversariantes podem fazer uma lista com os livros que desejam ganhar de aniversário e, familiares e amigos podem ir à livraria e escolher o presente na lista de Desejos Literários do aniversariante.

Em homenagem ao livreiro Giovanni Cassano, que marcou a juventude de muitos friburguenses, Laerte Vargas criou o Clube do Livro Cascudo, oferecendo descontos permanentes aos associados mirins. O próprio Laerte, com sua vasta experiência na contação de histórias, realizará narrações e leituras todos os sábados, trazendo a magia dos livros para perto das crianças. “A contação de histórias é o livro vivo que também pode ser encontrado na prateleira da sala de leitura. Esse livro pulsante, que tem olhos, gesticula e interage com a criança, é a primeira grande ponte para o livro impresso”, enfatiza Laerte.

A Tangolomango também se propõe a ser um espaço de aprendizado para pais e educadores, com um acervo dedicado ao universo onírico dos contos de fadas e a promoção de encontros e workshops sobre a importância da leitura no desenvolvimento infantil.

A sala de leitura e livraria Tangolomango fica na Praça Getúlio Vargas, 105/ loja 13 – Galeria União – Centro

Foto: Ass. de Comunicação/Cris Coelho