Brasil registra aumento de casos de dengue e Friburgo segue tendência

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Print

Gostou deste conteúdo? Compartilhe ...

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, houve um aumento de 15,8% nos casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado.

Os casos já atingiram 1,6 milhão de pessoas, com maior incidência em Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Santa Catarina e Goiás.

Em relação aos casos de óbitos causados por dengue, houve aumento de 5,4% em 2023 (1.053) com relação ao mesmo período de 2022 (999), no entanto, a taxa de letalidade teve redução de 13%.

O ministério informou que seis cidades — Natal, Uberlândia (MG), Presidente Prudente (SP), Londrina (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Joinville (SC) — vão receber o mosquito que não transmite dengue como medida de contenção da doença. O método é conhecido como Wolbachia. Posteriormente, Campo Grande (MS), Petrolina (PE), Belo Horizonte, Niterói (RJ) e Rio de Janeiro continuam no projeto.

A pasta também anunciou a inauguração da Sala Nacional de Arboviroses (SNA), espaço permanente para permitir o monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência de dengue, chikungunya e zika, e abriu uma consulta pública que propõe a incorporação de uma vacina contra a dengue, a Qdenga.

O post Aumento em casos de dengue preocupa Ministério da Saúde apareceu primeiro em AlmaPreta.

Nova Friburgo

Em contato com município, questionamos o quantitativo de casos de dengue registrados na cidade.

A prefeitura tinha total de 494 casos de dengue com 101 confirmações em 2022.

Já este ano de 2023, a Saúde Municipal contabiliza de janeiro a novembro 677 casos de dengue registrados em Nova Friburgo com 129 confirmações.

Ou seja, no comparativo anual, a cidade registrou 28  novos casos de dengue, neste periodo.

Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Governo Federal (SINAN NET) até 08 de dezembro.

Foto: Alma Preta