Câmara de Nova Friburgo conquista 8º lugar no Estado no ranking Radar de Transparência Pública

Facebook
WhatsApp
Email
Twitter
LinkedIn
Print

Gostou deste conteúdo? Compartilhe ...

E, 1º lugar na Região Serrana do Estado Fluminense.

A Câmara de Nova Friburgo conquistou o 1º lugar na Região Serrana e o 8º no estado do Rio de Janeiro no ranking Radar de Transparência Pública, superando a média nacional e igualando a estadual.

Entre as Câmaras de todo o Estado, foi a terceira colocada, atrás apenas da capital e de Quatis. O resultado foi divulgado pela Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e contempla avaliações dos poderes executivo e legislativo.

A Câmara obteve um percentual de 82,31%, alcançando mais de 90% dos itens considerados essenciais no ranking. A variação do índice subiu 3.82% em relação a 2022, atingindo o nível Elevado em transparência.

No comparativo entre as Câmaras da Região Serrana, a diferença em relação à segunda colocada, que obteve 65,8%, é bastante significativa.

A Casa Legislativa friburguense alcançou os 100% de itens atendidos nos quesitos Convênios e Transferências, Despesa, Diárias e Informações Prioritárias, e somou mais de 90% em variáveis como Licitações e Informações Institucionais. Outros destaques foram os 80% alcançados em Acessibilidade.

O resultado positivo obtido em 2022, motivou a Câmara Municipal a buscar um ranking ainda mais concorrido, abrangente em relação a critérios avaliativos e exigente.

Desta forma, o presidente Max Bill deliberou a formação de uma comissão, com servidores da Casa, para buscar atender ao máximo de critérios exigidos pelos órgãos fiscalizadores.

O aumento da avaliação positiva, tanto interna quando na comparação com as demais instituições participantes, mostra que o direcionamento do trabalho é feito de maneira correta, prezando pela transparência em todos os atos administrativos e legislativos.

Foto: Arquivo/CMNF